Pesquisar (Quero saber mais)

terça-feira, 12 de julho de 2016

Concurso Leiteiro

O Concurso Leiteiro, da Festa do Sanfoneiro reúne todos os anos no final do mês de agosto as principais raças leiteiras da região serrana do Espírito Santo, no Parque de Exposição Joaquim Pinto Filho - SANFONÃO, em Conceição do Castelo. Organizada pela Prefeitura de Conceição do Castelo por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Incaper, Idaf, Sindicato Rural e as empresas patrocinadoras. O concurso que está na sua 22ª edição em 2016 é uma referência dentro da programação da festa, pois seu objetivo é reunir toda a cadeia produtiva do leite da região conceiçoense em torno de um único evento, mostrando a potencialidade do setor.

I - Incentivar e promover a pecuária municipal, difundindo e incrementando o consumo de leite e seus derivados.

II- Promover reunião de técnicos, produtores rurais objetivando maior difusão de conhecimentos e aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento de produção e da produtividade do rebanho leiteiro.

III - Orientação pelos técnicos a respeito de manejo e alimentação, bem como novas técnicas.

IV - Demonstrar através dos animais concorrentes o grau de desenvolvimento da pecuária leiteira regional, estadual e nacional.

Existe uma comissão organizadora especial para preparação do Concurso Leiteiro, formada por membros indicados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, entre técnicos, pecuaristas participantes ou não do torneio, representantes de entidades de classe ligadas ao setor e empresas patrocinadoras.


Cabe a comissão organizadora do Concurso leiteiro:

I - Preparar o recinto do concurso para a chegada dos animais, inclusive com a limpeza e desinfecção.

II - Fazer a recepção dos animais inscritos.

III - Ajudar na manutenção, tratamento e preparo da cama dos animais.

IV - Escolher e orientar Médicos Veterinários.

V – Fiscalização da documentação e da vacinação em dia dos animais.

É importante frisar também que forma-se todos os anos uma comissão técnica para orientação e fiscalização das ordenhas, bem como organização e realização das pesagens, constituída de juízes profissionais, técnicos e pecuaristas não concorrentes, designada pela comissão organizadora do Concurso Leiteiro do município. 

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário