Pesquisar (Quero saber mais)

sexta-feira, 6 de março de 2015

A História


Em mil novecentos e oitenta e oito (l988), um Grupo de Jovens de Conceição do Castelo idealizadores; o JUPAI – Jovens Unidos Para Amar os Irmãos, sonhavam criar uma festa que pudesse ser tradicional na cidade.

Após muitas reuniões, debates, questionamentos e pesquisas decidiram criar a
“FESTA DO SANFONEIRO”, com o objetivo de resgatar a cultura local das comunidades, que aos poucos ia se perdendo, focaram então inicialmente no CONCURSO DE SANFONEIRO, como forma de preservar e incentivar o uso da Sanfona, pois historicamente era o instrumento que alegrava as tardes e noites, bailes de família, enfim fazia a alegria do povo.

Era preciso resgatar e preservar o valor cultural na região. Desde logo, o concurso de sanfoneiro era abrilhantado com o desfile da RAINHA DO CAFÉ, em homenagem ao produto que ao longo da história constituiu e ainda constituía-se na base da economia da região.

Em seguida incluiu-se na programação da Festa A CAVALGADA, para lembrar às novas gerações e principalmente à massa estudantil o principal meio de transporte do passado e até mesmo do presente em muitas regiões brasileiras e a importância do animal como meio de lazer para a presente geração. Incluiu-se também a EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO, incentivando assim a atividade artesanal como fonte econômica e de renda para as famílias.

As escolas tiveram sempre uma participação importante nas programações, com realização de gincanas de diversas modalidades, contribuindo para maior êxito das festas.

Mais tarde com o desenvolvimento e a mobilização de outras pessoas, de diversos setores da sociedade, tanto da cidade quanto do interior do município, além do “JUPAI”, quando já era realizada a terceira festa do sanfoneiro, visando incentivar os produtores e criadores de animais de raça da região, bem como melhorar a qualidade do rebanho, valorizando inclusive aqueles que já investiam na atividade, buscando transformar a
“FESTA DO SANFONEIRO” num evento de maior envergadura incorporou-se a sua programação o CONCURSO LEITEIRO, CONCURSO DE MARCHA, EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, SHOWS MUSICAIS DE RENOME NACIONAL e também o RODEIO PROFISSIONAL que é um ponto alto da festa.

Vários artistas fizeram parte desta grandiosa festa nos últimos anos, como: Jota Quest, Pedro & Thiago, Bonde do Forró, Calcinha Preta, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, Relber & Alan, Cesar Menoti & Fabiano, Tchê Garotos, Carlinhos Rocha, Israel Novaes e Guilherme & Santiago.

Síntese histórica de como nasceu e cresceu a
“FESTA DO SANFONEIRO” que realiza-se todos os anos, no último final de semana de agosto, no município de Conceição do Castelo. Hoje é realizada pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara dos Vereadores e todos os seguimentos da sociedade Conceiçoense.

SÍMBOLO OFICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário